5 Dicas para viajar de moto que ninguém lhe fala
Estas são as dicas mais úteis e menos conhecidas para a sua próxima viagem de motocicleta. Eu vou ajudá-lo com sua preparação, revendo todos os pontos que estou procurando preparar os meus.
1 – O destino: moto próprio ou aluguel ?
Quanto mais longe você for, mais barato será alugar uma moto no destino do que envia-la por uma transportadora.
O envio da moto até o destino, mesmo que você procure empresas que prestam este serviço, é sempre uma grande despesa.
Alugue uma moto no destino. Você pode encontrar preços acessíveis, dependendo do modelo (o menos elegante), o destino em si (países ricos, países pobres) e tempo (o custo geralmente diminui após 14 dias).
Se você tem um GPS portátil que planeja levar para sua viagem, planeje bem sua rota no BaseCamp ou similar , baixe e instale os novos mapas e planeje dias de não mais do que três horas por dia, se você não quiser que seu parceiro e sua bunda o odeiem.
Outra opção é alugar um GPS no destino. Mais confortável, mas mais caro e menos prático, pois pode acontecer que você se dê bem com ele, assim como eu com o meu.
2 – O plano: usos e costumes locais
Em ambos os casos, é importante reconhecer o terreno. Defina qual será o sua rota, a moto certa para viajar, quanto tempo, etc.
Ok, uma vez decidido o pais, é conveniente conhecer o máximo possível dele. Quão a cultura desse país para o seu próprio país? Além da moeda, idioma, gastronomia e outros, há coisas que dizem respeito aos motoristas mais do que o viajante a pé:
- lado direito da estrada.
- Uso usual de motocicletas no país.
- Portagens (preço em geral e rentabilidade).
- Leis específicas para motos (como o colete refletivo na França) ou para determinadas rotas (como Vignette , o adesivo que identifica você como tendo pago pelo uso de autoestradas na Suíça ou na Eslovênia).
- Preço da gasolina. Ainda mais importante, como você compra gasolina? A que horas tem postos de gasolina? Você aceita cartões? Existe mais alguma coisa para saber?
3 A rede viária … se houver
Como é a rede rodoviária do país? O Google é seu amigo, que você pode usar para pesquisar como esta a rede viária do país, com exceção de alguns quilômetros de rodovia que você pode não localizar, ou descobrir suas condições.
4 – A motocicleta
A escolha certa de moto é um ponto muito importante. Você precisa conhecer a sua rota para saber quais estradas vai enfrentar para não sofrer com uma moto de pista na estrada de barro.
- Única estrada : busca proteção contra o vento, capacidade de carga e conforto.
- Somente campo : A separação entre as áreas de campo deve ser reduzida ao mínimo para não se exaurir.
5 – Seguros
Se você estiver viajando com sua própria moto, não esqueça o green card. É um documento que certifica que o seu seguro de veículo está operando em todos os países que assinaram o acordo.
Se você for alugar uma moto, o mais importante é garantir que você tenha um seguro de viagem que cubra qualquer circunstância. Um acidente bobo pode te acabar com uma viagem.